O Ferrari F40 foi projetado com conceitos aerodinâmicos utilizados em carros de competição. Considerado o avô do modelo Enzo Ferrari (modelo que foi batizado com o nome do fundador da empresa), foi apresentado em 21 de julho de 1987, fabricado para comemorar o quadragésimo aniversário da marca italiana Ferrari.
O seu design foi desenvolvido para dar ao carro maior velocidade, sem perder estabilidade. As suas curvas criam menos resistência ao ar e o aleron dianteiro, assim como o aerofólio traseiro, contribuem para que o carro fique colado ao chão. O aerofólio traseiro ainda possui a função de proteger a tampa traseira, feita de perspex (um material plástico transparente mais resistente que o vidro que foi utilizado em todas as janelas do carro) da força da pressão.
A sua produção iniciou-se em 1988, deixando de ser fabricado em 1991, sendo produzidas 1.315 unidades no total.
"Se Deus fosse uma máquina, certamente seria uma F-40" - Enzo Ferrari
Ficha técnica
- Comprimento: 4,43m
- Peso: 1.100kg
- Motor: V8 de 90 °, 4 válvulas por cilindro, bi-turbo intercooler
- Cilindrada: 2936 cc
- Potência máxima: 478 cv. a 7000 rpm.
- Trvões: discos de 330mm, ventilados nas 4 rodas
- Pneumáticos: Dianteiros 245/40 ZR17; Traseiros 335/35 ZR17
- Velocidade máxima: 324 km/h
- Aceleração: de 0 a 100 km em 3,9 segundos
Sem comentários:
Enviar um comentário